O acervo do Observatório do Valongo/UFRJ retrata a história do Instituto: a sua fundação no Morro de Santo Antônio, a instalação do curso ainda na Faculdade de Filosofia – Universidade do Brasil – sua transferência para o morro da Conceição. Nosso acervo retrata também o desenvolvimento do Valongo e do curso de graduação em Astronomia, o mais antigo do Brasil, com a compra dos instrumentos e livros que foram adquiridos ao longo dos anos, de forma a complementar a formação dos alunos da graduação em Astronomia. O acervo conta com instrumentos científicos que foram construídos entre 1880 e 1920, fotos e documentos desde a criação do Observatório da Escola Politécnica, predecessor do atual OV, em 1881. Desde 1997 o Observatório realiza trabalhos de conservação dos instrumentos e preservação da memória institucional. Em 2007 um convênio institucional com o MAST/MCTI propiciou a restauração e higienização dos instrumentos assim como sua identificação museológica com a criação de fichas técnicas. Somado a isso, o acervo foi catalogado na Base Minerva, onde pode-se encontrar as fichas contendo descrições completas dos instrumentos.

O Museu Virtual apresenta apenas uma parte desse rico acervo e foi resultado de um projeto de extensão, “Conservação do Acervo Iconográfico, Bibliográfico e Instrumental do Observatório do Valongo/UFRJ para Visitação Pública”, coordenado pela profa. Silvia Lorenz-Martins e desenvolvido entre 2007 e 2015.

Grande parte dos instrumentos está publicada no “Catálogo de Instrumentos Científicos do Observatório do Valongo“, disponível em versão .pdf neste site (www.ov.ufrj.br/livros).